kit de emergência: o essencial à mão
As primeiras horas numa situação de emergência ou mesmo catástrofe podem ser decisivas. Os serviços de socorro muitas vezes demoram, e os sistemas de apoio podem falhar. Ter à mão o essencial pode ajudar a sobreviver.
Há um conjunto de objetos essenciais que nos dá segurança e que devemos sempre ter preparados para usar em caso de situações graves, como terramotos, cheias, incêndios ou cortes de eletricidade prolongados, entre outros. Ter o kit pronto permite não perder tempo e evita o pânico quando algo inesperado acontece. Apesar de alguns elementos da lista variarem conforme o país, devido, por exemplo, às diferenças de clima e ao próprio contexto social, há, ainda assim, alguns itens que são comuns.
Em Portugal, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e com as orientações da União Europeia (UE), um kit de emergência deve incluir água potável, alimentos que não se estraguem – como conservas e bolachas -, medicamentos de uso regular e material de primeiros socorros, bem como artigos de higiene pessoal. Além disso, deve conter uma lanterna com pilhas, rádio portátil, canivete suíço. Também é útil ter um carregador portátil para o telemóvel, um apito para pedir ajuda, uma cópia dos documentos importantes, os contactos de emergência anotados e dinheiro.