Pesquisar

Migradores de Longa Distância: entre o Tejo e o Ártico

O maçarico-de-bico-direito é uma ave migratória que passa os invernos em Portugal. Pode ser visto em bandos de milhares de indivíduos no estuário do Tejo, de onde partem rumo ao sul do Ártico para nidificar. As alterações climáticas e a intervenção humana têm conduzido a um decréscimo das suas populações.

É uma espécie considerada vulnerável e, por isso, protegida por convenções europeias. A população de maçaricos tem vindo a diminuir de forma drástica há várias décadas, em particular nos países onde se registou uma intensificação das práticas agrícolas. Em Portugal, país que acolhe dezenas de milhares destas aves durante a invernia, a ameaça surge devido a uma potencial intervenção na Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo – a construção de um aeroporto no Montijo.

As aves limícolas –  que se alimentam normalmente perto de água, apoiadas nas suas altas pernas e bicos longos, geralmente migradoras – são particularmente sensíveis às alterações ambientais, nomeadamente ao aquecimento do planeta, mais acentuado nas zonas muito frias, onde nidificam, e à destruição de habitats nas zonas húmidas e costeiras onde se refugiam no inverno. Merecem, portanto, especial atenção, estes pássaros que se mostram num espetáculo único em pleno voo, entre Portugal e a Islândia, numa viagem de cerca de três mil quilómetros – sem paragens!

Os maçaricos-de-bico direito são aves de médio/grande porte, exímios na tarefa de se alimentarem, podem, entre marés, ser encontrados a disputar território com os mariscadores, em pleno Tejo. A primavera é passada no sul do Ártico (Escandinávia, Rússia, Canadá, Gronelândia e Islândia), onde põem os ovos. O ciclo anual entre norte e sul da Europa é acompanhado, neste documentário, por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro, que há mais de uma década estuda esta odisseia.

Ficha Técnica

  • Título: Migradores de Longa Distância: Entre o Tejo e o Ártico
  • Tipo: Documentário
  • Produção: Play Solutions - Audiovisuais
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui