Migrantes na Europa: entre o asilo e a deportação
Entre Londres e Dublin, a reportagem foca a situação de migrantes que, dentro de uma mesma Europa, fogem entre países a pedir asilo. Esperam apoio da União Europeia, face ao medo da deportação. Uma situação que reflete as falhas e os desafios do sistema de asilo europeu.
É mais uma situação que revela como se tornou problemático o acolhimento de migrantes na Europa face à chegada em massa de pessoas que procuram uma vida melhor e poiso seguro. A questão dos migrantes que, ao pedirem asilo no Reino Unido, enfrentam a possibilidade de deportação para o Ruanda tem gerado grande preocupação. Muitos deles, perante a iminência de serem enviados para um país com um histórico questionável em termos de direitos humanos, optam por fugir para a República da Irlanda.
Esta decisão não é aleatória: como membro da União Europeia, a Irlanda segue um conjunto de regras de asilo mais rigorosas e protetoras e oferece uma nova esperança. Mas a chegada em massa de requerentes do estatuto de refugiado é uma enorme pressão sobre as capacidades locais. Além disso, pode implicar períodos prolongados de espera e incerteza, o que aumenta a vulnerabilidade dessas pessoas que já trazem na bagagem uma longa e difícil jornada. Muitos fugiram a guerras e perseguições na pátria de origem e já tentaram a sorte em vários países.
Ficha Técnica
- Título: Terra Europa - temporada 1, episódio 27
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Rosário Salgueiro / Sara Cravina
- Produção: RTP
- Ano: 2024