Migrantes na Europa: entre o asilo e a deportação

Entre Londres e Dublin, a reportagem foca a situação de migrantes que, dentro de uma mesma Europa, fogem entre países a pedir asilo. Esperam apoio da União Europeia, face ao medo da deportação. Uma situação que reflete as falhas e os desafios do sistema de asilo europeu.

É mais uma situação que revela como se tornou problemático o acolhimento de migrantes na Europa face à chegada em massa de pessoas que procuram uma vida melhor e poiso seguro. A questão dos migrantes que, ao pedirem asilo no Reino Unido, enfrentam a possibilidade de deportação para o Ruanda tem gerado grande preocupação. Muitos deles, perante a iminência de serem enviados para um país com um histórico questionável em termos de direitos humanos, optam por fugir para a República da Irlanda.

Migração e Asilo – as diferenças na União Europeia
Veja Também

Migração e Asilo – as diferenças na União Europeia

Esta decisão não é aleatória: como membro da União Europeia, a Irlanda segue um conjunto de regras de asilo mais rigorosas e protetoras e oferece uma nova esperança. Mas a chegada em massa de requerentes do estatuto de refugiado é uma enorme pressão sobre as capacidades locais. Além disso, pode implicar períodos prolongados de espera e incerteza, o que aumenta a vulnerabilidade dessas pessoas que já trazem na bagagem uma longa e difícil jornada. Muitos fugiram a guerras e perseguições na pátria de origem e já tentaram a sorte em vários países.

Uma rota numa Europa onde ninguém os quer
Veja Também

Uma rota numa Europa onde ninguém os quer

Acolhimento de refugiados ucranianos na Azambuja
Veja Também

Acolhimento de refugiados ucranianos na Azambuja

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Terra Europa - temporada 1, episódio 27
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Rosário Salgueiro / Sara Cravina
  • Produção: RTP
  • Ano: 2024