Museu do Cinema Jean-Loup Passek, em Melgaço
Jean-Loup Passek foi um apaixonado pelo cinema que chefiou o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e um ávido coleccionador de tudo o que tivesse a ver com a sétima arte. Para exibir sonhava com um espaço diferente que encontrou em Portugal, país que também que foi uma das suas paixões.
O museu está localizado na zona histórica de Melgaço, no edifício da antiga guarda-fiscal, e exibe o importante espólio doado por Jean-Loup Passek, com peças que contam a história das imagens em movimento desde o século XVII, quando surgiu a lanterna mágica, que encantava miúdos e graúdos com a ilusão do movimento.
Passek dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, fundou e foi diretor do Festival de Cinema de La Rochelle. A paixão por Portugal, país que visitou várias vezes, surgiu após o contacto com a comunidade portuguesa emigrante em França.
O sonho de instalar um museu da ilusão e do sonho do cinema num espaço e local inesperados nasceu com as visitas ao nosso país e foi essa a razão que esteve por detrás da cedência do espólio ao país.
Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, na qual a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.