Pesquisar

Nós, Portugueses, um retrato demográfico de Portugal (1/2)

Num futuro muito próximo seremos menos e mais velhos. É necessário repensar a sustentabilidade do Estado Social, a forma como produzimos e trabalhamos. A demografia deve hoje ser uma das maiores preocupações dos portugueses. Veja aqui o primeiro de dois episódios de "Nós, Portugueses - nascer para não morrer".

Desde 1982 que as mulheres portuguesas deixaram de ter o número de filhos necessário para assegurar a renovação geracional, uma situação que mesmo as migrações dificilmente conseguirão compensar.

Para além deste problema, a população portuguesa concentra-se hoje nas cidades do litoral, o que cria constrangimentos não só para para os seus habitantes, mas também para os que vivem num interior cada vez mais despovoado.

É importante que, perante tais desafios, se perceba como será a demografia portuguesa nas próximas décadas.

“Nós, Portugueses” é uma série documental que reflete sobre o que será o futuro do país, traçando um retrato de Portugal e dos portugueses daqui a dez anos, com o o apoio científico da Pordata e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ficha Técnica

  • Título: Nós, Portugueses - Nascer Para Não Morrer (1)
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Pedro Clérigo/ Tânia Reis Alves
  • Produção: RTP/ Fundação Francisco Manuel Santos
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui