Pesquisar

Nós, Portugueses, um retrato demográfico de Portugal (2/2)

Portugal é o terceiro país mais envelhecido da Europa e caminha para ser um dos mais envelhecidos do mundo, razão porque - asseguram os especialistas - a demografia deveria ser uma das nossas principais preocupações. Veja aqui o segundo de dois episódios de "Nós, Portugueses - nascer para não morrer".

Neste quadro os próximos anos anunciam-se difíceis pois, se cresce a esperança de vida, também vão aumentar os anos de trabalho e a exposição à pobreza.

Para superar esta situação e aumentar a taxa de natalidade é necessário implementar políticas de proteção na parentalidade. Mesmo assim, acredita-se que isso só resolverá o problema a médio e longo prazo, sendo que no curto espaço de poucos anos as questões relacionadas com a falta de jovens e cidadãos em idade produtiva terão grande impacto económico e social.

O recurso à imigração para assegurar a continuidade do sistema de segurança social e de perda populacional poderá ser uma das soluções, mas dificilmente será sustentável durante muito tempo.

A somar a este problema há também à questão da sobrelotação das cidades e a percepção de que as zonas urbanas portuguesas podem estar no limite da capacidade para garantir uma vida com qualidade.

“Nós, Portugueses” é uma série documental que reflete sobre o que será o futuro do país, traçando um retrato de Portugal e dos portugueses daqui a dez anos, com o apoio científico da Pordata e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ficha Técnica

  • Título: Nós, Portugueses - Nascer Para Não Morrer (2)
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Pedro Clérigo/ Tânia Reis Alves
  • Produção: RTP/ Fundação Francisco Manuel Santos
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui