O anticiclone dos Açores e o clima de Portugal

Os portugueses estão habituados à expressão "bom tempo" — céu azul, sol, pouca chuva. Em termos meteorológicos, quem o determina, na maior parte das vezes, é a presença do anticiclone dos Açores.

Os anticiclones podem ser quentes ou frios. O que mais afeta o clima em Portugal, o anticiclone dos Açores, é classificado como subtropical e semipermanente. Está lá grande parte do ano, mas muda de posição e de intensidade conforme as estações. Os verões são quentes e secos e os invernos tendem a ser moderados, quer em termos de temperatura, quer de pluviosidade. Na verdade, situado sobre o Atlântico Norte, este sistema de altas pressões influencia tanto o clima da Europa Ocidental como o do Norte de África e o da América do Norte.

A imagem associada ao anticiclone é de um céu sem nuvens. Trata-se de uma área de alta pressão: uma massa de ar que vem de cima e que, ao descer, espalha o ar quente e seco sobre a superfície, o que reduz a humidade. É o oposto de um ciclone, que é um centro de baixa pressão com ventos fortes em espiral ascendente, que favorecem a condensação do vapor de água e a ocorrência de precipitação. Os ventos do anticiclone rodam no sentido dos ponteiros do relógio no hemisfério norte e no sentido contrário no hemisfério sul.

Predadores de topo
Veja Também

Predadores de topo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Sociedade Civil - 01/12/2015
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Autoria: Luís Castro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015