O Planeta Vivo
O Ar: o manto ameaçado do planeta
O ar, invisível e essencial, envolve-nos a cada respiração. Conhecer a sua composição, perceber como a circulação atmosférica determina os fenómenos meteorológicos e padrões climáticos das várias regiões do globo e identificar os fatores que contribuem para o aquecimento global, são alguns dos temas abordados no terceiro episódio de "O Planeta Vivo".
Composta, sobretudo, por azoto (N), oxigénio (O) e vapor de água (H2O), a atmosfera terrestre é uma camada protetora e vital. É este manto gasoso que permite regular o clima, controlar a temperatura e fornecer vida ao planeta. À medida que a altitude aumenta, a sua composição, pressão, temperatura e densidade mudam, em camadas como a estratosfera, que nos separam do espaço sideral.
O vento, a chuva, as tempestades e até os ciclones são resultado das interações complexas entre diferentes massas de ar, porque não se trata de elemento estático, mas de uma força dinâmica que modela os climas e os fenómenos meteorológicos. Olhar para estas questões, é particularmente urgente nesta era de profundas alterações climáticas, na qual fenómenos como o degelo nos polos e o aumento do nível do mar se tornam símbolos da nossa relação desequilibrada com o ambiente.
Também o efeito de estufa, que afeta em particular o ar, intensificado pela emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2), atua como uma manta excessiva que, em vez de proteger, sobreaquece a Terra. As ilhas de calor urbanas são outro exemplo gritante da forma como a ação do homem altera o equilíbrio natural, agravando a qualidade do ar e acentuando os problemas respiratórios. A implementação de soluções que reduzam o consumo de energia e promovam o uso de fontes renováveis é essencial para reverter este ciclo destrutivo.
Ficha Técnica
- Título: O Planeta Vivo - episódio 3
- Tipologia: Documentário
- Autoria: Gertrudes Marçal
- Produção: Terra Líquida Filmes
- Ano: 2024