Pesquisar

O fiel tratador

É feito de dedicação, sabedoria e carinho, o dia a dia de Domingos Leal, no Parque Ornitológico de Lourosa. É um dos poucos zoos de aves em toda a Europa e há mais de 30 anos que conta com um fiel tratador que, mesmo sem formação superior, é considerado um dos melhores nesta área. Conhece como ninguém o comportamento e as necessidades dos mais de 500 animais que tem ao seu cuidado.

O Zoo de Lourosa é o único parque ornitológico em Portugal e conta com a dedicação do mesmo tratador desde que abriu ao público, em 1990, sendo, nessa altura, propriedade particular. Dez anos depois, o parque foi adquirido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e, de mero expositor de aves, passou a integrar programas para a conservação e preservação de espécies e biodiversidade e a cooperar na área da investigação, nomeadamente nas áreas do comportamento e bem-estar animal, nutrição e saúde e enriquecimento ambiental.

A olhar todos os dias pelas centenas de aves do parque, Domingos Leal dá-lhes de comer, limpa-lhes os ninhos e zela pela harmonia do espaço, sendo o braço direito e o olhar atento dos veterinários. Criou uma relação de profunda confiança com os animais, vivendo com eles ao ritmo da própria natureza. Conhece-lhes os ritos e os encantos, sabe-lhes os gostos e as necessidades.

As aves do Parque de Lourosa representam 150 espécies de mais de 80 habitats. Há papagaios, pombos coroados, aves do paraíso, pavões, pelicanos. Um mundo de beleza, diversidade e muito conhecimento. São mais de meio milhar de exemplares dos vários cantos do mundo. Umas voam, outras vivem sobretudo na água ou em terra, mas todas contam com a dedicação do tratador que ganhou um estatuto único, fruto da dedicação de mais de três décadas.

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - O fiel tratador, temporada 3, episódio 5
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Luís Henrique Pereira / Pedro Rothes / João Oliveira / Dores Queirós / Tiago Vitória
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui