O que é isso de ativismo climático?

Quem são os ativistas climáticos, em Portugal, e de que forma agem? O Magazine Biosfera foi conhecer junto dos protagonistas do movimento as suas causas e porque optam pela ação direta e mesmo pela desobediência civil.

Num olhar imediato poderíamos caraterizar os ativistas do clima como jovens, estudantes e propensos a ações de rua. No entanto, este é um movimento muito mais heterogéneo. Há quem dedique a vida e a carreira profissional à defesa da causa, como biólogos ou advogados. Em Portugal, a ação dos defensores climáticos tem-se pautado por greves, manifestações e ocupação do espaço público de forma pacífica, longe das intervenções mais radicais pelo que se fazem notar estes grupos noutros países.

Mas o seu trabalho, menos visível, passa também pela promoção da literacia climática, ações de denúncia e judiciais, bem como por esforços no sentido de influenciarem as políticas públicas junto dos decisores políticos. A defesa do meio ambiente dos riscos das alterações do clima e da consequente perda de biodiversidade apoia-se no envolvimento das ONGA (Organizações Não Governamentais Ambientais) e da sociedade civil e desdobram-se em várias áreas.

Com a crescente preocupação em torno das mudanças climáticas, organizações ambientais começaram, no final dos anos 80, um pouco por todo o mundo, um movimento social para exercer pressão sobre governos e indústria. Passadas três décadas, existem em Portugal cerca de três centenas de grupos que acreditam no bom exercício da cidadania ambiental e na democracia participativa para um planeta mais saudável.

Alterações climáticas
Explicador

Alterações climáticas

De que nos vamos alimentar no futuro?
Veja Também

De que nos vamos alimentar no futuro?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera - episódio 12, temporada 21
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Produção: Farol de Ideias para a RTP
  • Ano: 2023