Olhares — Afrodescendentes no Portugal Contemporâneo
O racismo difere consoante as posses e o estatuto?
Além da cor da pele, há vários outros fatores que influenciam a aceitação social, como a capacidade financeira de cada um. Afrodescendentes partilham de viva voz as suas razões e experiências.
Que variáveis interferem na aceitação de um afrodescendente na sociedade portuguesa? O estatuto socioeconómico, bem como o bairro ou cidade onde se vive são determinantes. Quem dispõe de maiores recursos financeiros, níveis mais altos de educação e vive em áreas mais ricas tende a ser menos discriminado, enquanto a vulnerabilidade económica e a residência em zonas marginalizadas aumentam a exposição a preconceitos e barreiras sociais.
O músico Dino d´Santiago, o jornalista José Mussuaili, o farmacêutico Joseph Ngongo, o agente cultural José Baessa de Pina-Sinho, a gestora financeira de projetos Juliana Alves e o empresário Marco Santos, todos nascidos em Portugal, filhos de pais africanos, concordam: a aceitação social não depende apenas da origem étnica, mas também é bastante condicionada por desigualdades económicas e sociais, que moldam as experiências de inclusão e exclusão.
Olhares — Afrodescendentes no Portugal Contemporâneo é uma série documental que retrata a dimensão da afrodescendência no Portugal do século XXI. Testemunhos que contribuem para esbater estereótipos e evidenciar a diversidade de realidades e práticas de pertença.
Ficha Técnica
- Título: Olhares - Afrodescendentes no Portugal Contemporâneo / Episódio 6: O Racismo - Como Vivemos o Racismo na Pele, no Dia-a-Dia?
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: LIVREMEIO
- Ano: 2025