Pesquisar

Para rezar missa, o Padre Jacob precisa, em Moçambique, de um tradutor. A Missão de São João Batista fica em Nampula, onde a maioria não fala português. Mas esse é apenas um pormenor do trabalho missionário. O entrosamento e respeito para com a cultura e os hábitos locais, bem como o apoio em áreas essenciais como a saúde e a educação, fizeram do trabalho de Jacob um sucesso. A evangelização continua a fazer-se a par do trabalho social.

Deixou escrito José Saramago que “sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam” e Jacob regressou à província de Nampula, em Moçambique, onde viveu 13 anos de trabalho missionário e foi recebido como um pai. Ao povo macua une-o um sentimento de ajuda, amizade e de sentido de missão em constante necessidade de cumprimento. Porque Moçambique é uma nação necessitada de tudo e que desde sempre tem estado em dificuldade.

Num mundo onde existem diferenças abissais entre os hemisférios norte e sul, o trabalho missionário que se conjuga com o de voluntário continua a ser muitas vezes o único apoio para algumas comunidades mais afastadas dos grandes meios. É o caso de Marrere e Murrucua, onde pesa a presença de quem ensina e de quem ajuda na saúde e no trabalho. Foi aí que Carlos Jacob, missionário português de São João Batista, fez a diferença. Do seu trabalho destaca-se a criação de um hospital e de uma escola com 1200 alunos.

Moçambique é um dos países com mais baixo índice de desenvolvimento humano, onde toda a ajuda é bem-vinda. Por isso, a par da evangelização – num país onde, segundo as estatísticas, católicos e muçulmanos são as religiões mais praticadas, mas onde boa parte da população adere a crenças religiosas indígenas -, é preciso estar atento, sobretudo, às necessidades primárias da população. A empatia e a solidariedade criaram entre Jacob e os macuas de Marrere e Murrucua uma ligação especial, na senda da tradição do trabalho missionário português em África.

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - O regresso de Jacob, temporada 2, episódio 3
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Pedro Martins / Gabriel dos Santos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui