Pesquisar

Os dias da proclamação da República

A Revolução de 5 de Outubro de 1910 foi também um momento de afirmação da arte da fotografia em Portugal, país que, pela primeira vez, acompanhou com imagens reais o dia-a-dia de uma revolução.

Joshua Benoliel e Aurélio da Paz dos Reis foram dois dos fotógrafos portugueses que acompanharam a revolução e deixaram testemunhos fotográficos do que viram naqueles dias de outubro de 1910. Para Benoliel, um monárquico, era o fim de uma era, enquanto para Paz dos Reis, portuense e republicano, foi a concretização de um sonho, depois de ter participado na primeira tentativa de golpe republicano no Porto, décadas antes.

Das imagens que nos chegaram sobram, para a posteridade, expressões de alegria e de orgulho entre os vencedores, mas é também visível o medo e a apreensão entre os vencidos.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Revolução republicana (2)
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui