Os populismos políticos

Tal como no resto do mundo, também em Portugal o fenómeno do populismo tem ganho visibilidade. Tanto à direita como à esquerda, reflete algumas das características globais, como explica o politólogo José Filipe Pinto. Vamos conhecê-las!

O populismo político fortalece-se em períodos de crise económica e ganha espaço entre a população descontente com os partidos tradicionais. Caracteriza-se por uma oposição: de um lado o povo e do outro a elite. É um fenómeno tanto nos partidos de direita, como de esquerda, embora com caraterísticas distintas.​ Ambos tendem a usar uma linguagem polarizadora e partilham a crítica ao sistema estabelecido, mas a abordagem e as soluções para os problemas são diferentes, de acordo com as orientações ideológicas.

Que futuro para a democracia?
Veja Também

Que futuro para a democracia?

O populismo de direita, associado ao conservadorismo, tem uma retórica com ênfase nos valores tradicionais e na identidade nacional. Assume uma rigorosa defesa de políticas da lei e da ordem e é avesso à globalização e ao multiculturalismo. Já o populismo de esquerda é crítico do neoliberalismo e das elites financeiras. Defende a justiça económica e social através de uma maior intervenção do Estado, a redistribuição da riqueza, bem como políticas de inclusão.

Qual a melhor escola para a vida?
Veja Também

Qual a melhor escola para a vida?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Programa Cautelar - Esquerda e Direita, temporada 2 - episódio 6
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Até ao Fim do Mundo p/RTP
  • Ano: 2022