Outra Escola: quando os tablets vão às aulas

  • Todos os Ciclos

Os métodos usados nos colégios do Park International School usam a tecnologia como ferramenta essencial de aprendizagem em sala de aula. Através dos projetos, que cruzam conteúdos de várias disciplinas, o potencial criativo dos alunos é estimulado. Uma pedagogia interativa, que foca a a educação no ser social que é a criança, incutindo, além do conhecimento académico, competências de comunicação, autonomia e responsabilidade.

Consideram os professores desta rede de colégios que a escola que importa é a que está dentro de cada aluno. Daí a aposta em ir ao encontro do que as crianças gostam. Garantem que mantê-las satisfeitas é meio caminho andado para as levar a aprender novas coisas. Claramente o sucesso, neste caso de uma turma do 4º. ano do Colégio do Restelo, em Lisboa, está ligado à felicidade.

Outra característica da pedagogia adotada é a competência bilingue, já que, a par do português, o inglês é língua global em qualquer área de trabalho. Neste colégio querem preparar-se crianças curiosas, solidárias, autónomas, capazes de enfrentarem os desafios de um mundo em constante mudança, com a confiança necessária para atingirem todo o seu potencial.

Nesse sentido, a par da educação e da inovação, a tecnologia assume um papel primordial. Do primeiro ao quarto anos, o tablet é ferramenta de trabalho obrigatória na sala de aula. Os projetos são escolhidos pelos alunos, o que os torna mais participativos e não espectadores passivos da informação transmitida pelo professor, e são realizados em plataforma tecnológica.

Aprender na era digital
Veja Também

Aprender na era digital

O ambiente de aprendizagem baseia-se na interdisciplinaridade, mas também nas capacidades individuais, porque não há duas pessoas iguais. Assim, há um plano individual para estudo diário autónomo. Todo o restante tempo é conjunto, por forma a promover na escola um espelho da sociedade. Por exemplo, os conselhos de turma semanais onde – cara a cara – todos dizem uns aos outros o que gostaram ou não e o que querem mudar.

A pedagogia adotada nos colégios do Park Internacional School tem em conta o perfil holístico de cada criança, pois acreditam os pedagogos que o sucesso não passa apenas pelas notas alcançadas. Um método que se estende para além dos limites do ensino tradicional, incluindo atividades que desenvolvem competências interpessoais e métodos de gestão do tempo, até mesmo com pausas meditativas.

Eu medito, tu meditas, nós meditamos
Veja Também

Eu medito, tu meditas, nós meditamos

Bom ambiente no campismo
Veja Também

Bom ambiente no campismo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outra Escola - episódio 9
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Filipa Reis / João Miller Guerra / Maria Gil
  • Produção: Vende-se Filmes
  • Ano: 2019