Preparar um país para eleições

Para realizar as eleições para a Assembleia Constituinte, no dia 25 de Abril de 1975, assistiu-se a um gigantesco trabalho de preparação e informação, com o objetivo de recensear a população e explicar como tudo iria decorrer.

Caras conhecidas da televisão explicaram o que eram, como funcionavam e para que serviam umas eleições. Outros surgiram a explicar o que era uma Assembleia Constituinte. Milhares de outros, gente anónima, em juntas de freguesia ou em casas do povo, fizeram o recenseamento de cerca de seis milhões de pessoas quase em tempo recorde, enquanto davam também as explicações necessárias para se poder votar em consciência.

A preparação do ato eleitoral para a Assembleia Constituinte, mobilizou o país muito antes da ida às urnas. Pela primeira vez a votação seria livre e universal e a maioria da população não fazia ideia do que isso era ou de como o fazer.

Nesta reportagem podemos ouvir depoimentos de Jorge Miguéis, Diretor-geral da Administração Eleitoral, Jorge Miranda, Membro da Comissão da Lei Eleitoral em 1974, Alice Vieira, Membro da Comissão Recenseadora em Lisboa e António Moreira, Membro da Comissão de  Recenseamento da Póvoa do Varzim.

Cultivar nos telhados das cidades. Utopia ou futuro?
Veja Também

Cultivar nos telhados das cidades. Utopia ou futuro?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 25 de Abril, democracia e eleições
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Ana Luísa Rodrigues/ André Castro Ribeiro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015