Quantos somos e quantos vamos ser?
Enquanto o número de habitantes do planeta vai continuar a crescer, em Portugal vai diminuir, tal como no resto do continente europeu. É uma tendência das últimas décadas e as estimativas apontam para que assim continue ao longo do século XXI. Como se configura o mundo nas próximas décadas?
É com base em dados da ONU (Organização das Nações Unidas) e do Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) que podemos tirar algumas conclusões sobre a demografia no século XXI a nível mundial, na Europa e em Portugal.
Os números revelam que em território português vivem cerca de 10 milhões de pessoas e na Europa um total de 445 milhões, mas a tendência é para um decréscimo da população no velho continente ao longo das próximas décadas. No entanto, quando nos referimos resto do mundo – já somos mais de sete mil milhões de habitantes -, estima-se o crescimento da população em todos os territórios fora da Europa.
Os desafios associados a esta pirâmide demográfica surgem, por exemplo, quanto à distribuição dos recursos alimentares, mas também aos movimentos migratórios. Se por um lado podem contrabalançar economicamente regiões mais despovoadas ou envelhecidas, por outro criam, potencialmente, tensões associadas ao racismo e a todo o tipo de intolerância contra grupos minoritários ou socialmente mais frágeis.
Outras preocupações relacionadas com a linha demográfica que está a desenhar-se dizem respeito ao envelhecimento da população nalgumas partes do mundo – como em Portugal e em quase toda a Europa -, o que faz recear a falta de uma população economicamente ativa em percentagem suficiente para sustentar os regimes de previdência destes países.
Ficha Técnica
- Título: Europa Minha (Dados Contados) - temporada 5, episódio 3
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Raquel Morão Lopes
- Produção: RTP
- Ano: 2021