Raça Barrosã: património e qualidade
As vacas barrosãs são rainhas em Boticas. No "teto do mundo português", como chamava Miguel Torga às terras altas do Barroso, vamos descobrir os segredos da raça e da sua carne ímpar, que a tornam num produto de denominação de origem protegida.
A raça Barrosã é uma das mais emblemáticas de Portugal. Originária da região do Barroso, que abrange os concelhos de Montalegre e Boticas, em Trás-os-Montes, estende-se também ao Minho. Os bovinos distinguem-se pela sua pelagem castanha clara e pelos cornos em forma de lira. Adaptados às zonas montanhosas, desempenham um papel crucial na agricultura, auxiliando no trabalho agrícola e na fertilização dos solos.
A carne Barrosã possui Denominação de Origem Protegida (DOP), uma certificação que assegura a autenticidade e qualidade do produto. Uma distinção que visa proteger o património gastronómico português e garante aos consumidores a origem e métodos tradicionais de produção. É uma carne que se caracteriza por ser tenra e suculenta, que resulta da distribuição intramuscular da gordura, o que lhe confere uma textura e sabor únicos.
A certificação DOP também contribui para a preservação da raça Barrosã e das práticas agrícolas tradicionais associadas. Ao optar por produtos DOP, os consumidores apoiam a sustentabilidade das comunidades rurais e a conservação da biodiversidade agrícola de Portugal.
Ficha Técnica
- Título: Entre o Mar e a Terra, Temporada 2 / episódio 6
- Tipologia: Excerto de Programa
- Autoria: Zerkalo p/RTP
- Ano: 2024