O rio Tejo
No maior rio de Portugal começou a maior aventura dos portugueses. Do Tejo partiram as naus e as caravelas dos grandes descobrimentos. Vamos seguir esta corrente.
O Tejo, em latim Tagus, é um dos rios mais extensos da península ibérica e o maior em território português, com um curso total de cerca de 1100 quilómetros. Nasce em Espanha, na serra de Albarracin, a 1593 metros de altitude, percorre toda a Extremadura espanhola até entrar em Portugal.
Do lado de cá, o seu leito passa por povoações como Abrantes, Constância, Santarém, Vila Franca de Xira e em muitas destas localidades deixou já a marca trágica das inundações. Uma das suas ilhas rochosas foi transformada em fortificação militar medieval com a construção do castelo de Almourol, um dos mais belos do país.
O estuário do Tejo com perto de 15 mil hectares, é uma área protegida em reserva natural e um local privilegiado para observar milhares de aves aquáticas como garças-vermelhas, flamingos e patos.
A última cidade que se rende a este rio e que inspira poetas, músicos e cineastas é Lisboa, de onde partiram as naus e as caravelas da grande aventura marítima portuguesa.
Por fim, o Tejo desagua no Atlântico, com foz assinalada no forte do Bugio. Seguimos a história deste rio num vídeo extraído do documentário “Rios de Portugal”, produzido em 1985.
Ficha Técnica
- Título: Rios de Portugal
- Tipologia: Extrato de Documentário
- Produção: RTP
- Ano: 1985