O rio Tejo

No maior rio de Portugal começou a maior aventura dos portugueses. Do Tejo partiram as naus e as caravelas dos grandes descobrimentos. Vamos seguir esta corrente.

O Tejo, em latim Tagus, é um dos rios mais extensos da península ibérica e o maior em território português, com um curso total de cerca de 1100 quilómetros. Nasce em Espanha, na serra de Albarracin, a 1593 metros de altitude, percorre toda a Extremadura espanhola até entrar em Portugal.

Do lado de cá, o seu leito passa por povoações como Abrantes, Constância, Santarém, Vila Franca de Xira e em muitas destas localidades deixou já a marca trágica das inundações. Uma das suas ilhas rochosas foi transformada em fortificação militar medieval com a construção do castelo de Almourol, um dos mais belos do país.

O estuário do Tejo com perto  de 15 mil hectares, é uma área protegida em reserva natural e um local privilegiado para observar milhares de aves aquáticas como garças-vermelhas, flamingos  e patos.

A última cidade que se rende a este rio e que inspira poetas, músicos e cineastas é Lisboa, de onde partiram as naus e as caravelas da grande aventura marítima portuguesa.

Por fim, o Tejo desagua no Atlântico, com foz assinalada no forte do Bugio. Seguimos a história deste rio num vídeo extraído do documentário “Rios de Portugal”, produzido em 1985.

Boias oceanográficas, as meteorologistas do mar
Veja Também

Boias oceanográficas, as meteorologistas do mar

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Rios de Portugal
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Produção: RTP
  • Ano: 1985