Salgueiro Maia, o rosto do 25 de Abril

O percurso de Salgueiro Maia num documentário que aborda alguns dos momentos mais relevantes da sua vida. Destaque para o contributo determinante que teve para o fim da ditadura e para a instauração de um regime democrático em Portugal.

Nasceu em Castelo de Vide (Portalegre), em 1944, e aí está sepultado desde 1992, em campa rasa, como foi seu desejo. Fica para a história do século XX português como o homem que levou a cabo a mais decisiva ação militar para o fim do Estado Novo.

A 25 de Abril de 1974, no Terreiro do Paço, na avenida da Ribeira das Naus e no Largo do Carmo, Fernando Salgueiro Maia revelou coragem, serenidade e firmeza, qualidades que permitiram evitar o confronto armado com as forças leais ao governo. Respeitando o adversário, conseguiu a rendição de Marcello Caetano  e a deposição do poder, sem derramamento de sangue.

Entre a espada e a parede
Veja Também

Entre a espada e a parede

No documentário, são apresentados depoimentos de diversas personalidades que com ele conviveram e partilharam a vida, intercaladas com imagens de arquivo. Um percurso sobre a vida e a carreira militar com destaque para o dia de onde emergiu como o grande herói da “Revolução dos Cravos”.

Salgueiro Maia, o eterno símbolo da revolução
Veja Também

Salgueiro Maia, o eterno símbolo da revolução

Portugal dos Pequenitos: a grande encenação do Estado Novo
Veja Também

Portugal dos Pequenitos: a grande encenação do Estado Novo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Salgueiro Maia - Rumo à Eeternidade
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Francisco Manso - Produção de Audiovisuais
  • Ano: 2019