Sementes: cultivar, guardar, valorizar

O Banco Português de Germoplasma Vegetal é uma das mais importantes reservas mundiais de sementes. Localizado em Braga, tem como missão recolher, conservar, caraterizar e valorizar os recursos genéticos vegetais do país. Assegura a diversidade biológica e a sustentabilidade da produção agrícola.

Cereais, leguminosas, ervas aromáticas e medicinais, fibras e culturas hortícolas. São as sementes do futuro conservadas num banco que conta com mais de 47 mil amostras de cerca de 200 espécies portuguesas. Além de as guardar, este cofre nacional de vida dedica-se ao cultivo e regeneração das espécies armazenadas. Um processo fundamental que garante a preservação das características genéticas das plantas.

Sementes, o monopólio da vida
Veja Também

Sementes, o monopólio da vida

De forma a contribuir para a segurança alimentar, é o ciclo contínuo de cultivo que permite assegurar que as variedades tradicionais se mantenham disponíveis para futuras gerações. Além das sementes portuguesas, milhares de outras, de diversos países, são enviadas periodicamente para o Banco Mundial de Sementes, localizado na ilha de Svalbard, na Noruega – uma das principais reservas de biodiversidade agrícola do planeta.

Batata, um alimento capaz de erradicar a fome no mundo
Veja Também

Batata, um alimento capaz de erradicar a fome no mundo

Conhecido como o “cofre do fim do mundo”, armazena milhões de sementes de culturas essenciais para a alimentação global, protegendo-as de desastres naturais, conflitos e mudanças climáticas. Em máxima segurança, debaixo de um chão permanentemente gelado, é garantida a preservação de variedades agrícolas que possam ser recuperadas no futuro se forem extintas nos seus locais de origem.

A energia dos transportes do futuro
Veja Também

A energia dos transportes do futuro

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Entre o Mar e a Terra - temporada 1, episódio 12
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Zerkalo p/RTP
  • Ano: 2022