“Um camião de histórias” em português e ucraniano
Ensino:

O livro infantil "O Camião das Histórias" mereceu uma edição bilingue em português e ucraniano, tendo sido distribuído a várias crianças refugiadas que chegaram com as famílias após a invasão daquele país pela Rússia, em fevereiro de 2022. Desta forma, as crianças tiveram um primeiro contacto com a língua portuguesa.

A escritora Rosário Alçada Araújo e a ilustradora Patrícia Furtado tinham lançado o trabalho em princípios de 2022, mas perante os acontecimentos leste e a chegada de refugiados, foi decidido organizar a edição bilingue, que contou com a colaboração da tradutora Olesya Zaruma Biletska.

Foram impressos um total de 500 exemplares, com o objetivo de os distribuir por famílias ucranianas com crianças pequenas.

A iniciativa integrou-se num conjunto de outras onde se destacam – por exemplo – a disponibilização online dos manuais escolares do sistema de ensino ucraniano e, na RTP, a criação de um dicionário interativo e aulas bilingues em colaboração com o Ministério da Educação.

Nesta reportagem, pode ouvir declarações de  Vladysla, criança de 4 anos; de Olesya Zaruma Niletska; de Rosário Alçada Araújo, autora do livro; de Oksana, mãe de Vladysla e de Margarida Castro Martins, diretora do Serviço Municipal da Proteção Civil de Lisboa.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Livro bilingue para crianças ucranianas
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Ana Raquel Leitão/ David Freitas/ Paula Meira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022