Vacas com GPS combatem alterações climáticas
O projeto-piloto "Life Maronesa" utiliza um sistema de GPS ligado a uma aplicação que permite aos pastores localizar - através de telemóvel - as vacas maronesas que pastam livremente na serra do Alvão. O combate às alterações climáticas é o objetivo deste projeto.
Com este sistema, evita-se a concentração de excrementos dos animais, adubam-se os terrenos e minora-se o impacto dos incêndios pois, ao comerem a vegetação, as vacas reduzem a quantidade de combustível disponível.
António Moutinho é um dos criadores de gado maronês que se mostra satisfeito com os resultados obtidos. Ter gado solto na serra não é novidade, mas antes os pastores perdiam bastante tempo a localizá-lo quando queriam verificar o seu estado. Com a aplicação, as informações relativas ao local onde pastam é recebida de forma regular.
Nesta reportagem pode ouvir as declarações de António Moutinho, criador de gado maronês; António Ferreira, filho de António Moutinho; Duarte Marques, da Associação Florestal Aguiarfloresta, e Carlos Aguiar, investigador do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Ficha Técnica
- Título: Vacas Maronesas com GPS
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Daniela Santiago
- Produção: RTP
- Ano: 2022