Rumo à Liberdade
Viva a Liberdade, vamos a eleições
Os primeiros atos eleitorais em 1975 ditaram o futuro da revolução portuguesa quando os representantes do centro político conquistaram a maior parte dos eleitores portugueses.
As primeiras eleições livres em Portugal aconteceram um ano após a revolução. Em 25 de abril de 1975, as assembleias de voto encheram-se de portugueses que, pela primeira vez em cinco décadas, puderam escolher livremente os seus representantes políticos para a Assembleia Constituinte.
A vitória foi do Partido Socialista, logo seguido do Partido Popular Democrático, enquanto os partidos mais à esquerda, como o Partido Comunista, ficaram muito para trás. A tendência para votar em candidatos moderados confirmou-se depois nas primeiras eleições presidenciais, com a vitória do general Ramalho Eanes, com mais de 60 por cento dos votos, logo na primeira volta.
No Verão de 1976 toma também posse o primeiro governo constitucional eleito depois da revolução. Mário Soares, secretário-geral do Partido Socialista, assumiu a sua liderança.
Após um complicado processo de descolonização e da institucionalização da democracia, davam-se também os primeiros passos para um novo desafio: a adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE), a atual União Europeia.
Na série “Rumo à Liberdade”, António Barreto mergulhou nos arquivos da RTP para perceber como o 25 de Abril mudou o quotidiano dos portugueses. Esta série é um retrato do país que atravessa décadas.
Ficha Técnica
- Título: Rumo à Liberdade - Viva a Liberdade
- Tipologia: Programa
- Autoria: António Barreto
- Produção: RTP
- Ano: 2024