“Os Lusíadas”, de Luís de Camões

Lusíadas, o poema épico de Portugal, escrito pelo poeta oficial da pátria, Luís de Camões, canta a viagem de Vasco da Gama à Índia e a aventura dos portugueses desde a fundação da nação.

Publicado em 1572, cerca de 70 anos depois da viagem de Vasco da Gama para a Índia, descreve a aventura das Descobertas e entrelaça, nas suas estrofes, os mitos, as figuras e os momentos históricos de Portugal. Inês de Castro, D. Afonso Henriques, D. Nuno Álvares Pereira e muitos outros compõem o quadro de exaltação dos portugueses.

Peça central da identidade nacional, é a obra prima de um poeta igualmente simbólico. Luis Vaz de Camões nasce entre 1517 e 1525, presume-se que ganhe erudição em Coimbra. Fidalgo pobre mas bem relacionado, frequenta a corte lisboeta com sucesso entre as damas. O carácter aventureiro e tumultuoso abre-lhe a porta de várias prisões. Após um período encarcerado, parte, supostamente desterrado pelo rei, para um exílio de 17 anos, onde completa a maior parte do poema épico.

Numa era em que o mundo é dividido entre Portugal e Espanha e em que o latim é a língua oficial erudita, “Os Lusíadas” ergue também o Português ao nível dos feitos marítimos.

A elegia autobiográfica de Camões
Veja Também

A elegia autobiográfica de Camões

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2009