Pesquisar

Batalha de Aljubarrota

Em Agosto de 1385, o exército português, comandado por Nuno Álvares Pereira, derrotou as tropas invasoras vindas de Castela e garantiu a independência de Portugal. O documentário "Grandes Batalhas de Portugal" visita esse momento histórico.

A batalha de Aljubarrota é uma das principais vitórias militares dos portugueses ao longo da sua história, não só devido ao facto de cimentar a independência, mas também devido à desproporção de forças que se encontraram no campo de batalha.

Esta vitória teve consequências políticas que, tanto em Portugal como em Espanha, foram muito para além de 1385 e transformaram D. Nuno Álvares Pereira num herói nacional.

Neste documentário conheça as razões que levaram D. João I, em Portugal, e D. Juan, em Espanha, a disputarem o trono e também as batalhas que no campo político e militar resultaram na continuação do reino como estado independente.

Esta produção para a RTP contou com a colaboração do Estado-Maior do Exército.

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Batalhas de Portugal - Batalha de Aljubarrota
  • Tipo: Documentário
  • Autoria: Alexandrina Pereira / Rui Pinto de Almeida
  • Produção: Braveant para a RTP
  • Ano: 2006

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.