Pesquisar

Quarenta anos de transportes

Portugal já tinha um sistema de transportes públicos antes de 25 de abril de 1974, especialmente em Lisboa, mas a revolução ajudou a modernizar e a estender a rede ao resto do país.

Entre o 25 de abril de 1974 e os dias de hoje os transportes tornaram-se, de um modo geral, mais rápidos, mais confortáveis e menos poluentes, mas houve muitas outras mudanças que afetaram a mobilidade de populações urbanas e rurais.

Nas cidades, os polícias sinaleiros praticamente deixaram de ser necessários para resolver os problemas causados pelos trânsito, tendo sido substituídos por passagens desniveladas ou semáforos.

O metropolitano de Lisboa viu a rede crescer de uma dezena de estações para meia centena e no Porto foi instalado um sistema semelhante mas de superfície.

As mudanças também são visíveis fora das zonas urbanas. Até à revolução existiam alguns quilómetros de autoestrada à saída do Porto e de Lisboa. Hoje existe uma rede de autoestradas e vias rápidas que se estende por quase todo o país.

Ficha Técnica

  • Título: E depois de Abril - Os Transportes
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Marta Jorge
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui