Pesquisar

Uma história breve da União Europeia

Uma Europa em paz, unida e próspera. Foi este o ponto de partida para a construção do que é hoje a União Europeia (UE). No princípio dos anos 50 do século passado tinham ficado para trás duas guerras mundiais e o objectivo era evitar um novo conflito, o que até agora foi alcançado. Mas a UE também tem problemas.

No princípio dos anos 50 nasceu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que reuniu países como a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos. Em 1957 foi assinado o Tratado de Roma que criou uma plataforma económica e social mais alargada.

Na década seguinte registou-se um período de crescimento económico e a partir de 1970 foi possível assistir-se ao alargamento desta união a outros países europeus. Portugal e Espanha integraram a organização em janeiro de 1986.

Apesar das décadas de ‘paz, a União Europeia – que agora integra quase 30 países -, enfrenta importantes problemas sociais e políticos que não são fáceis de resolver.

Ficha Técnica

  • Título: Fronteiras XXI: História da Europeia
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Ricardo Alexandre
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui