1975 foi ano de PREC
Em 1975 a revolução estendeu-se pelas ruas, pelas empresas e pelos campos. O Verão Quente ou PREC - Processo Revolucionário em Curso - mudava o país ao longo de dias cada vez mais turbulentos.
Pouco menos de um ano após a revolução de 25 de abril de 1974 o país assistia à nacionalização de diversos sectores, nomeadamente da banca e da indústria pesada. Os operários expulsavam das empresas patrões e gestores. Nos campos os terrenos e as herdades eram ocupados pelos camponeses.
A gorada tentativa de golpe de 11 de março, liderada pela direita e comandada pelo ex-Presidente Spínola, deu mais força ao governo de Vasco Gonçalves, que defendia políticas mais revolucionárias.
Assistiu-se a confrontos entre defensores das políticas revolucionárias e eleitorais. Um novo golpe de inspiração revolucionária, também falhado, a 25 de Novembro, clarificou o cenário político e abriu caminho para a realização de eleições democráticas que, em 1976, deram maioria aos partidos moderados, nomeadamente ao Partido Socialista e o Partido Popular Democrático, antecessor do atual PSD.
Ficha Técnica
- Título: 50 anos RTP - PREC
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: António Louçã
- Produção: RTP
- Ano: 2007