O Mercado Único da União Europeia
O Mercado Único Europeu assegura que produtos, serviços e pessoas podem deslocar-se livremente na UE. Foi criado para assegurar que os consumidores da União Europeia têm acesso a uma escolha mais variada, a preços competitivos.
A única coisa que o John gosta mais do que sapatos é de os comprar por um bom preço. O Mercado Único Europeu é uma das maiores conquistas da UE. Devido a ele, 500 milhões de consumidores, como o John, têm mais escolha, melhores preços, qualidade garantida e normas ambientais. Isto significa que o John pode sonhar com sapatos italianos feitos com couro português e elegantes fivelas eslovenas na segunda-feira e tê-los entregues em sua casa na quinta-feira.
Isso acontece porque o Mercado Único trata todos os estados-membros como um mercado interno sem barreiras, sem taxas alfandegárias, fronteiras ou outros obstáculos. De forma a que os produtos, serviços, capital e pessoas se possam deslocar livremente.
O Mercado Único já criou 2,77 milhões de empregos e gerou 233 mil milhões de euros extra em comércio todos os anos. E dá-nos melhor acesso ao melhor que os estados-membros têm para oferecer.
Temas
Ficha Técnica
- Título: O Mercado único europeu
- Tipologia: Peça Multimédia
- Autoria: Parlamento Europeu
- Produção: © União Europeia
- Texto: Parlamento Europeu