Higiene, beleza e saúde: a segurança dos cosméticos
Todos os dias nos passam pela pele, cabelo e unhas, e é por isso que devemos saber escolher os produtos de cosmética. Não apenas pelas sua propriedades, mas porque há regras para o que devem conter, quanto tempo podem durar e quem os deve fiscalizar.
Cremes, champôs, gel de banho, pasta dentífrica e maquilhagem são produtos vendidos em lugares tão distintos como farmácias, supermercados ou online, por isso o consumidor deve estar sensibilizado para uma escolha e utilização informada.
A Direção Geral de Saúde (DGS) explica aqui o que são produtos cosméticos, como é garantida a sua qualidade e segurança em Portugal e na Europa. Clarifica quais as informações obrigatórias na rotulagem e recomenda que se evitem produtos que não cumpram os requisitos legais.
Nesta animação ficamos a compreender o importante papel que os diferentes intervenientes desempenham na garantia da segurança destes produtos, desde os operadores económicos, passando pelas autoridades nacionais e internacionais de fiscalização, até qualquer um dos nós, consumidores.
Ficha Técnica
- Título: Cosméticos - 2019
- Tipologia: Vídeo institucional
- Produção: Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde
- Ano: 2019