O que a floresta nos dá

Representa mais de um terço do território português e emprega cerca de 80 mil pessoas. A floresta nacional é sobretudo composta por sobreiros, eucaliptos e pinheiros. Do ponto de vista económico, os grandes frutos que nos dá são a cortiça e o papel.

Dados avançados pela presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia mostram-nos uma floresta pouco diversa, mas com um impacto considerável na economia do país. Sobretudo feita de pequenos terrenos, distribuídos por muitos proprietários, totalizam quase 40% do território. Números de 2017 apontam para um valor acrescentado de 1,14% do PIB (Produto Interno Bruto).

Helena Pereira destaca as potencialidades deste setor. A cortiça surge no topo dos valores. Os sobreiros colocam Portugal no lugar cimeiro da produção silvícola e industrial da cortiça. O país possui a maior área de sobro do mundo. O papel, que tem como matéria-prima o eucalipto, é a outra grande mais valia da floresta nacional. É de elevada qualidade e serve sobretudo as exportações como papel para escrita.

Floresta portuguesa
Veja Também

Floresta portuguesa

Inovar, em nome de quem mais precisa
Veja Também

Inovar, em nome de quem mais precisa

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Faça Chuva ou Faça Sol - temporada 2, episódio 21
  • Tipologia: Entrevista
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019