Sabão da Síria é a essência do negócio

Fugiram da guerra na Síria, arriscaram a vida na travessia do mediterrâneo e encontraram paz em Portugal onde, numa pequena oficina, produzem sabão artesanal seguindo as técnicas ancestrais de Alepo. Um grupo de estudantes portugueses ajudaram a pôr de pé o negócio.

O projecto Amal é a história de jovens empreendedores portugueses que conheceram mulheres sírias, refugiadas de guerra, e que tentaram construir uma ponte entre as duas culturas através da produção de sabonetes inspirados na indústria centenária de sabonetes de Aleppo. Para lançar este projeto social realizaram um crowdfunding, que reuniu dinheiro para montar uma pequena oficina onde é produzido o sabão.

O trabalho começou com três mulheres sírias. Uma delas, Maysa Katef, mostra nesta reportagem não só como se fazem os sabonetes como também conta a sua história que começou em Damasco, capital de uma Síria em guerra. A fuga para paz começou com uma viagem para Alepo, seguida de uma passagem para a Turquia, onde chegou depois de uma caminhada de várias horas, acompanhada pelo marido e pelos filhos.

À Europa chegou, como muitos outros, num pequeno barco que arribou a uma praia grega. Após vários meses, foi encaminhada para Lisboa, onde atualmente reside com a família.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - A essência secreta
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Isabel Pereira Santos/ Tiago Passos/ Emanuel Prezado/ José Rui Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020