Explicador Explicador

Três passos no processo de escrita: planear, escrever, rever

Três passos no processo de escrita: planear, escrever, rever

Um texto – de qualquer tipo ou género – é uma produção linguística constituída por frases articuladas entre si, formando uma unidade de sentido. Quanto mais bem estruturado, mais bem articulado, mais bem escrito estiver o nosso texto, maior probabilidade existe de conseguirmos alcançar o nosso objetivo comunicativo. Posto isto, por onde começar?

PASSO 1 – PLANEAR

Grande parte do sucesso de um texto está, sem dúvida, no seu planeamento. Tal como um arquiteto não inicia nenhuma obra sem a projetar primeiro, assim devemos proceder quando temos de escrever um texto, seja um texto narrativo, descritivo, informativo, argumentativo ou um simples e-mail. Quais os aspetos a ter em conta na fase da planificação?

1.     Definir o tipo de texto que vamos escrever, os seus objetivos e o(s) destinatário(s).
2.    Listar ideias ou tópicos sem qualquer preocupação de ordem ou relevância. Por exemplo, se pretendemos escrever uma carta de candidatura espontânea, listamos:

tópico 1 – Pesquisa de informações sobre a empresa empregadora.
tópico 2 – Lista de conhecimentos e competências.
tópico 3 – Lista de características pessoais que nos valorizam.

3.    Organizar os tópicos, selecionando-os. Nesta fase, devemos eliminar aqueles que não são relevantes.
4.     Estruturar o texto em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão e listar os tópicos a incluir em cada uma dessas partes.

Em suma, se queremos escrever bem, devemos dedicar algum tempo a planear, fazendo esquemas e organizando as ideias, porque o plano é, sem dúvida, o mapa orientador do caminho da escrita.

PASSO 2 – ESCREVER

Quais os aspetos a ter em conta na fase da redação?

1.    Definir o estilo discursivo a adotar por exemplo, um estilo mais formal ou mais informal; literário ou não literário.
2.     Escolher as palavras certas tendo em conta o tipo de texto e o destinatário do mesmo. É o destinatário que define o tipo de vocabulário e o registo que vamos usar. Por        .  exemplo, se pretendemos escrever uma reclamação, as palavras que escolhemos são naturalmente diferentes das que usamos num convite de casamento.
3.  Articular as frases e os parágrafos com um encadeamento lógico e coerente, com o apoio dos articuladores discursivos.
4.    Cuidar da apresentação do texto: tipo e tamanho de letra, espaçamento, delimitação ou não de parágrafos, etc.
5.     Aperfeiçoar o texto, clarificando ideias, eliminando informação supérflua, substituindo palavras por sinónimos, acrescentando um adjetivo ou um advérbio para o texto ganhar expressividade, etc., etc.

PASSO 3 – REVER

Este é o momento da verificação do texto, em que passamos a “pente fino” todos os aspetos formais e de conteúdo. O que devemos ter em conta na fase da revisão?

1.     Caça às gralhas e aos erros tipográficos.
2.     Caça aos erros ortográficos, sintáticos e de pontuação.
3.     Verificação da clareza da mensagem (colocando-nos no lugar do destinatário).
4.     Se o texto está demasiado longo, eliminar frases supérfluas e/ou articulá-las melhor.

Um escritor competente não mergulha “de cabeça” na redação de um texto, sem antes o planear com detalhe e o rever com atenção, porque tem plena consciência de que cumprir na íntegra estes três passos é meio caminho para o sucesso.

Despoletar e espoletar: um erro a evitar
Veja Também

Despoletar e espoletar: um erro a evitar

Recursos expressivos a nível semântico
Explicador

Recursos expressivos a nível semântico

Temas

Ficha Técnica

  • Área Pedagógica: Leitura e Escrita
  • Tipologia: Explicador
  • Autoria: Sandra Duarte Tavares
  • Ano: 2022