Duarte Pacheco
Duarte Pacheco (1899-1943) é tido como um dos mais importantes ministros do Estado Novo tendo liderado o desenvolvimento de um conjunto de obras que mudaram a face do país.
Nasceu em Loulé, mas com 17 anos foi para Lisboa, onde estudou matemática no Instituto Superior Técnico. Forma-se em engenharia e poucos anos depois é nomeado diretor da Instituição.
Torna-se também um ministro chave no Estado Novo durante os finais dos anos 30 e princípios do anos 40. Presidiu ao Ministério das Obras Públicas e Comunicações e também à Câmara Municipal de Lisboa, estando o seu nome ligado a diversas obras como os bairros sociais de Alvalade, da Encarnação, de Madredeus e da Ajuda.
Em termos de transportes teve papel ativo na construção das auto-estradas Lisboa-Vila Franca de Xira e Lisboa-Estádio Nacional, na marginal Lisboa-Cascais, na Estação Marítima de Alcântara, no aeroporto de Lisboa.
O seu nome está também ligado à construção do Estádio Nacional, da Fonte Monumental da Alameda, do Instituto Nacional de Estatística, da Casa da Moeda e à organização da Exposição do Mundo Português entre outras.
Morreu num acidente de automóvel.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Nome de Rua - Duarte Pacheco
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Nunes Forte
- Produção: Videofono para a RTP
- Ano: 1991