Como poupar água em casa?
Tão essencial como o ar que respiramos, a água é um recurso que exige racionalidade económica e ecológica. Gastamos demais, enquanto 20 por cento da população mundial não tem acesso a água potável. O clima, em mudança, não augura um futuro de abundância, por isso há que mudar hábitos.
Estima-se que a pegada hídrica dos portugueses esteja substancialmente acima da média. Se juntarmos a este excesso as secas progressivas que se avizinham para o território nacional devido às alterações do clima, bem como uma maior necessidade deste bem insubstituível provocado pelo aumento da população mundial, a lógica de sobrevivência aconselha moderação no uso dos recursos hídricos.
A resposta está nas alterações das práticas agrícolas e industriais, mas também em cada um de nós, a começar dentro de casa. Uma simples equação: se pensarmos que saem da torneira dez litros de água por minuto, percebemos que um duche de dez minutos resulta num gasto de 100 litros – o valor máximo diário de utilização que as Nações Unidas recomendam para cada pessoa.
Torneiras mais eficientes, bem como redutores de caudal, são excelentes opções de poupança. Há também que desfazer o equívoco da loiça: sim, a máquina, sempre cheia, gasta menos de metade do que a lavagem manual. E coletores de água da chuva? Bons para regas, lavagens e piscinas. E que água devemos beber? Em Portugal, a água da torneira é potável. Se quisermos retirar-lhe o cloro e outros aditivos, o carvão vegetal ativado ganha como filtro, em custo e eficácia. Agora que já sabe como, toca a poupar!
Ficha Técnica
- Título: Biosfera - Como Poupar Água e Energia em Casa, Temporada 19 - Ep. 7
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Sílvia Camarinha / Carlos Oliveira / Sofia Miranda / Joana Tato Borges
- Produção: Farol de Ideias
- Ano: 2021