Viterbo: Onde Nasceram os Conclaves
É conhecida como a Cidade dos Papas, já que no século XIII vários tiveram em Viterbo a sua residência e passavam lá mais tempo do que no Vaticano. Foi lá que se elegeu e morreu o único Papa português, João XXI.
Localizada a menos de 100 quilómetros de Roma, onde fica o Estado da Cidade do Vaticano, Viterbo foi onde se realizou o primeiro conclave. Foi o Papa Gregório X que usou esta expressão pela primeira vez – conclave – e através da constituição apostólica Ubi prericulum instituiu as normas do que seria, a partir de então, a eleição papal e que, no essencial, se mantêm até hoje.
O conclave foi criado depois da difícil e longa escolha do próprio Gregório X – demorou 33 meses – e que só foi concluída devido a uma revolta da população local que trancou os eclesiásticos no palácio papal, retirou parte do telhado e deixou-os com poucas provisões. A palavra conclave significa ao mesmo tempo o local onde se juntam os cardeais para eleger o Papa e a própria reunião.
Viterbo foi alternativa ao Vaticano numa época em que o poder político e a Igreja Católica tinham grandes atritos. Foi precisamente durante esse período que o cardeal português Pedro Julião Rebolo (conhecido por Pedro Hispano) foi eleito Papa, tendo adotado o nome de João XXI. Apesar de um breve pontificado, de apenas oito meses, a história não o esqueceria, também na qualidade de médico, matemático, filósofo e professor. Morreu na cidade onde foi eleito líder da Igreja Católica e é lá que está sepultado.
Ficha Técnica
- Título: Telejornal - 2/3/2013
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Fátima Campos Ferreira / Sérgio Ramos
- Produção: RTP
- Ano: 2013