As pessoas mais velhas do mundo
Os números confirmam que cada vez duramos mais tempo. A esperança de vida tem aumentado, mas há certas zonas do mundo onde bate recordes. Haverá uma fórmula para a longevidade? E como é a vida dos mais velhos?
Portugal surge nos primeiros lugares, quer da lista da Europa, quer do mundo, em relação à taxa de população idosa. Os mais velhos são cada vez em maior número e vivem mais anos. Mas não significa que seja com qualidade. Há, no entanto, locais no planeta onde os fatores se conjugam para desafiar todas as expetativas de uma vida longa e sã. São as chamadas “Blue Zones” (zonas azuis), onde é comum encontrar pessoas centenárias. O que têm em comum esses paraísos de longevidade? São sítios onde dieta alimentar, estilo de vida, laços sociais e espiritualidade se unem para uma existência duradora e saudável.
O crescimento da esperança de vida tem vindo a alterar o paradigma do que é a vida dos seniores. Cai por terra o mito desenvolvido, sobretudo, nas sociedades ocidentais, de que durante a chamada terceira idade já não há lugar para o trabalho, não existe atividade sexual, as pessoas não estão abertas a novos conhecimentos. O padrão está a ser substituído por novos conceitos, como o de gerontolescência – a fase que dá início a uma velhice de bem-estar e riqueza pessoal e não a um período de declínio e perda.
A evolução da ciência e da tecnologia têm proporcionado o aumento da esperança da vida, mas uma jornada longa, saudável e feliz contempla vários fatores que vão além dos progressos da medicina. Um olhar mais realista e menos preconceituoso para as capacidades ao longo das diferentes fases da vida, pode permitir estendê-la e torna-la mais proveitosa para cada um e para a sociedade como um todo.
Ficha Técnica
- Título: Programa Cautelar, Reformas e Velhice - temporada 3, episódio 5
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: Até ao Fim do Mundo p/RTP
- Ano: 2023