O povoamento dos novos territórios (1.ª parte)
O povoamento dos territórios descobertos pelos portugueses começa com os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Seguem-se Cabo Verde e também o Brasil, colónia que vai também ser destino de milhares de escravos.
As ilhas da Madeira e de Porto Santo são os primeiros territórios a receber colonizadores portugueses. Gonçalves Zarco é o líder desta primeira comunidade que tem um cariz essencialmente agrícola e o mesmo acontece com os povoadores do arquipélago dos Açores.
O estabelcimento de uma colónia em Cabo Verde terá tido outro objetivo, nomeadamente, o de evitar que outros europeus utilizassem as ilhas como ponto de partida para uma futura expansão.
Também o Brasil se torna um pólo de atração com a riqueza criada pelo açúcar a chamar um número crescente de colonizadores. A cana do açúcar ocupa áreas cada vez maiores e para trabalhar essas terras assiste-se a um crescente tráfico negreiro, que assume proporções pouco vistas até àquele século.
Esta série foi produzida em 1983 na sequência da XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, uma iniciativa que teve lugar em Lisboa com o objetivo de divulgar a história da expansão portuguesa durante os séculos XV e XVI.
A série é constituída por quatro episódios, divididos em duas partes cada um.
Pode ver aqui a segunda parte deste episódio.
Ficha Técnica
- Título: Descobrimentos Portugueses: Povoamento de novos territórios (parte 1)
- Tipologia: documentário
- Produção: RTP/ Comissariado XVII Exposição Arte, Ciência e Cultura
- Ano: 1983