1961, um ano difícil para o Estado Novo

Vários acontecimentos marcam o Portugal de 1961, com o Estado Novo a ser confrontado com ameaças ao regime em distintas frentes. A reação do governo de Salazar conseguiu responder à maioria dos problemas, mas este ano marca, para alguns historiadores, o princípio do fim.

O assalto ao paquete Santa Maria por um comando liderado pelo capitão Henrique Galvão, em janeiro, assinala o princípio de um ano com sucessivos desafios ao regime e a que este foi respondendo com mais ou menos sucesso. Neste caso o navio seria recuperado e a chegada a Lisboa um sucesso para a propaganda do Estado Novo, e até António Oliveira Salazar, pouco dado a aparições públicas não preparadas, se deslocou ao porto para o ver aportar.

Quase em simultâneo registam-se em  Angola ataques de nacionalistas africanos do MPLA na cidade de Luanda e, pouco depois, outro movimento independentista, a UPA, realiza massacres no norte do país que vitimam milhares de pessoas entre colonos e indígenas. Para responder a esta nova ameaça são enviadas forças militares da metrópole que embarcam de forma triunfante no Tejo.

O ano terminaria, no entanto, longe de qualquer triunfo pois, após anos de tentativas de negociação, a União Indiana invadiu as possessões portuguesas na Índia. Com forças reduzidas e mal armadas foi impossível dar um resposta militar capaz.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - 1961
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018