A independência do Brasil
Ensino:

O Brasil declara a sua independência de portugal em 1822, subindo ao trono, como Imperador, D. Pedro, filho de D. João VI.

O Brasil declarou-se independente de Portugal em 7 de Setembro de 1822, mas o processo de intenções começou muito antes e ganhou um grande avanço com a presença da corte portuguesa naquele país entre 1807 e 1821, na sequência das invasões francesas.

Quando corte voltou a Portugal D. Pedro ficou para trás. Quando foi exigido o seu regresso este recusou fazê-lo, criando aquele que é conhecido no Brasil como o “Dia do Fico”, 9 de Janeiro de 1822.

O herdeiro da coroa tomou várias iniciativas que tornavam as instituições sociais, económicas e militares da colónia mais autónomas das decisões da coroa portuguesa.

Durante viagem de estado a Minas Gerais e S. Paulo recebeu mais uma carta onde eram anuladas algumas das suas decisões e se voltava a exigir o seu regresso.

A carta foi recebida junto ao riacho do Ipiranga e segundo se conta D. Pedro desembainhou a espada gritando “independência ou morte”. Tratou-se do momento que ficaria marcado como o “Grito do Ipiranga”…

Temas

Ficha Técnica

  • Título: A corte carioca
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Autoria: Rita Marrafa de Carvalho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008