Linha da Frente
A Sombra do Muro de Berlim
error on HTML5 media element
Este conteúdo está neste momento indisponível
Trinta anos depois da queda do Muro de Berlim, ainda existe uma linha que divide as duas Alemanhas. O contraste entre o ocidente capitalista e a antiga República Democrática Alemã (RDA) comunista foi diminuindo nos últimos anos, mas as diferenças persistem.
O governo da Alemanha Oriental anunciou, a 9 de Novembro de 1989, que todos os cidadãos da RDA poderiam passar a visitar a Alemanha Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o muro juntando-se aos alemães ocidentais numa festa há muito esperada. Ao longo das semanas seguintes, o muro foi destruído pela população eufórica que gritava pela reunificação que se deu no ano seguinte.
Três décadas passadas sobre a alegria intensa que contagiou berlinenses, alemães e o mundo, há uma sombra do muro que ainda vive.
No leste da Alemanha os salários são mais baixos e a taxa de desemprego é maior. A reunificação trouxe mais investimento e aumentou a qualidade de vida, mas, mesmo assim, um terço dos alemães de Leste sente-se cidadão de segunda. As principais empresas, como a Siemens ou a Volkswagen, continuam a ter sede no lado ocidental.
Em 2015, a entrada de um milhão de refugiados reforçou ainda mais essa diferença. De um lado, a Alemanha solidária e protetora dos imigrantes, do outro, na antiga Alemanha de Leste, nascem os movimentos anti-islâmicos e a extrema-direita ganha cada vez mais protagonismo.
Ficha Técnica
- Título: Linha da Frente - A Sombra do Muro
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Ana Romeu / Pedro Miguel Gomes / Samuel Freire
- Produção: RTP
- Ano: 2019