Como defender os meios urbanos das cheias?
Com o aumento de fenómenos extremos de chuva e a crescente pressão populacional nas áreas urbanas portuguesas, os sistemas de drenagem revelam-se cada vez mais incapazes. Qual a resposta a dar? Os especialistas explicam neste magazine Biosfera.
As conclusões revelam ser essencial combinar sistemas de drenagem tradicionais com soluções baseadas na natureza. Além de túneis e reservatórios de retenção mais adequados às atuais urbes, há que implementar sistemas que passam pela criação de bacias naturais de detenção, bem como parques florestados inundáveis capazes de armazenar água e libertá-la de forma controlada.
Já no que toca à urbanização, o plano de ordenamento territorial deve ser revisto, devido ao excesso de população em zonas de cheia. Na habitação, existem telhados verdes e azuis, que atrasam o escoamento, bem como sistemas de captação de águas pluviais nos edifícios, numa lógica de cidades-esponja, muito mais resistentes às alterações do clima.
Ficha Técnica
- Título: Biosfera - episódio 35, temporada 23
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: Farol de Ideias para a RTP
- Ano: 2025