Como nasce e é batizado um furacão
O furacão é um fenómeno meteorológico que pode ocorrer nos oceanos Pacífico, Índico ou Atlântico e ocorre devido a variações de temperatura e a mudanças na direção dos ventos. Nesta reportagem, produzida em 2008 pela RTP, ficamos a compreender a sua origem e, já agora, que cada furacão tem um nome que nunca se repete.
Este fenómeno forma-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. Os ventos podem chegar aos 199km por hora, costumam girar no sentido do relógio no hemisfério sul e ao contrário no hemisfério norte. São muito comuns no mar das Caraíbas e nos EUA, chegando a medir de 200 a 400 km de diâmetro.
Os furacões, os tufões ou os ciclones são fenómenos semelhantes apesar dos ventos no caso dos dois últimos alcançarem velocidades menores. Costumam ter início sobre o oceano onde a temperatura ultrapassa os 27º C.
A evaporação da água causa uma acumulação em forma de nuvens na camada mais baixa da atmosfera, criando uma baixa pressão atmosférica, que faz com que o ar comece a subir ainda mais rápido e com que o ar frio da camada superior comece a descer pelo centro da tempestade.
Estes ventos com sentidos contrários criam uma tempestade que gira sobre si própria. À medida que o furacão se movimenta alimenta-se de mais vapor de água continuando a crescer. Quando o tufão atinge terra, normalmente mais fria e seca, começa a dissipar-se, mas durante algum tempo mantém uma grande capacidade para causar estragos.
Ficha Técnica
- Título: Explicações sobre a formação de furacões
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Margarida Neves de Sousa
- Produção: RTP
- Ano: 2008