Das abelhas ao mel, o ofício
Portugal produz todos os anos cerca de 15 mil toneladas de mel e exporta a esmagadora maioria. Este produto natural é um alimento de grande valor nutricional a que se dedicam mais de 10 mil apicultores. Em Odemira, acompanhamos o apicultor Francisco Cortes.
Há quem diga que é um trabalho simbiótico e divino entre o homem e a natureza. As abelhas produzem, o homem recolhe. Mas não é apenas a estes dois passos que se restringe o ofício. A apicultura é uma arte que reside no profundo respeito por um cerimonial ancestral, já que o mel entra na história de antigas civilizações.
Francisco Cortes herdou do pai e do avô o gosto pelas abelhas e revela algumas peculiaridades desta relação que é económica, mas também uma paixão. Na reportagem, acompanhamos como se gerem as colmeias, como se maneja um fumigador, os cuidados que é preciso ter nesta profissão.
Além do mel – nas suas múltiplas variedades que resultam de diferentes flores – , as abelhas dão-nos própolis, cera, geleia real e vários outros produtos derivados, além de veneno. Incontestável é o seu papel na regulação dos ecossistemas, já que estamos perante um dos insetos mais capazes no processo de polinização.
Ficha Técnica
- Título: Entre o Mar e a Terra - Temporada 2, episódio 3
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: Zerkalo
- Ano: 2024