João Cabral de Melo Neto, poeta marginal

Compunha poemas com sensibilidade mas sem sentimentalismos. João Cabral de Melo Neto trabalhava o texto como um arquiteto constrói uma casa, até reduzir os versos ao essencial. Foi ele o primeiro brasileiro a receber o Prémio Camões.

Poeta brasileiro nascido no Recife, diplomata de carreira viajado pelo mundo, João Cabral de Melo Neto é o construtor de uma nova poesia, da linguagem sóbria e depurada, em ruptura com os lirismos românticos que marcaram a literatura no Brasil no início do século XX.  No primeiro livro de versos “Pedra do Sono”, publicado em 1942, revela já preocupações com a estética do texto, com a plasticidade da mensagem. Muito embora tenha participado no movimento do modernismo denominadao “Geração de 45”, diz-nos nesta entrevista que foi um autor marginal, afastado de correntes e tradições literárias, como – e dá o exemplo –  Cesário Verde.

Tal como o poeta português, João Cabral de Melo Neto é um observador do quotidiano, que descreve o que vê eliminando sentimentalismos, reduzindo os versos à sua estrutura esssencial, “uma coisa que componho como um arquiteto constrói uma casa, como um carpinteiro compõe uma mesa”. Para o autor nordestino, um poema não deve ser a confissão de um estado de espírito nem traduzir à letra a vivência do criador.

 

joao-cabral-livro1-thumbnail

 

 

 

Nesta entrevista, João Cabral de Melo Neto aconselha os jovens que têm a ambição de escrever a escolherem a palavra concreta. E explica porquê.

 

joao-cabral-livro2-thumbnail

 

 

 

O autor de “Morte e Vida Severina”, poema musicado por Chico Buarque, editou também um livro de pesquisa histórica com o título “O Brasil no arquivo das índias de Sevilha” e publicou ainda em prosa “Considerações sobre o poeta dormindo” e uma obra sobre o pintor espanhol Juan Miró.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999), que na infância gostava de ler livros de cordel, foi um dos nomes mais importantes das letras no Brasil.

 

“Uma Abelha na Chuva”, de Carlos de Oliveira
Veja Também

“Uma Abelha na Chuva”, de Carlos de Oliveira

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Porto d´Honra
  • Tipologia: Excerto de entrevista
  • Produção: Antena 1
  • Ano: 1985