Luxemburgo: transportes públicos gratuitos

O Luxemburgo tornou-se em 2020 o primeiro país do mundo com transportes públicos totalmente gratuitos para todos os cidadãos. Tal acontece no país europeu com mais carros por número de habitantes. Perceba porquê na reportagem.

Comboios, autocarros, elétricos, toda a gente os pode utilizar, em qualquer lugar do grão-ducado, a qualquer hora e sem limite de tempo. Falamos de uma população de cerca de 650 mil habitantes que compõe o país com maior rendimento em todo o mundo e que, no entanto, não sabe o que é comprar um bilhete ou um passe de transporte coletivo. O mesmo se aplica aos turistas: não pagam.

De bicicleta pelo Danúbio
Veja Também

De bicicleta pelo Danúbio

É um passo determinantes de incentivo à mobilidade sustentável, num país que sofre fortes congestionamentos rodoviários. Parece um contrassenso, mas o Luxemburgo possui o maior número de carros per capita na União Europeia. Tal explica-se por uma parte significativa da população se deslocar diariamente para trabalhar aos países vizinhos – França, Bélgica e Alemanha -, onde já não podem usufruir dos transportes gratuitos.

Além de ajudar a melhorar o ambiente, reduzindo a pegada ecológica, a medida tem também objetivos sociais – diminuir o fosso entre ricos, que têm carro, e pobres que não podem comprá-lo. São os impostos de quem vive no Luxemburgo que pagam a gratuitidade dos transportes públicos.

A mobilidade na Paris do futuro
Veja Também

A mobilidade na Paris do futuro

Sismo de Angra do Heroísmo
Veja Também

Sismo de Angra do Heroísmo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Terra Europa - temporada 1, episódio 15
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Inês Pinto da Costa / Joana Gonçalves Almeida / João Agante / João Caldeirinha
  • Produção: RTP
  • Ano: 2024