Miguel de Cervantes escreveu “Novelas Exemplares”

Nome maior da literatura castelhana, Cervantes começou a escrever tarde, concentrando os grandes títulos da sua bibliografia na última década de vida. Entre a primeira e a segunda parte de D. Quixote, publica Novelas Exemplares, o livro aqui comentado..

Entre os poemas dos 20 anos e a publicação de Dom Quixote aos 58, Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) procurou em vão glória e fortuna na vida militar e na corte espanhola. Conheceu as desventuras da prisão, dos interrogatórios e da intriga, foi excomungado por duas vezes. Desiludido, recomeça a escrever poesia. Publica “A Galateia” em 1585 e dedica-se, sem grande sucesso, à produção de peças de teatro.

Terá sido numa das suas passagens pelo cárcere, por volta de 1660, que começa a construir a personagem do cavaleiro da triste figura. Animado pelo estrondoso êxito da primeira parte das aventuras de Dom Quixote, Cervantes continuará a escrever até aos últimos dias da sua vida.

Da sua bibliografia fazem parte as Novelas Exemplares, “um amplo fresco da sociedade e cultura de Espanha daquele tempo”, como sublinha Zulmira Santos, professora universitária na sua exposição sobre o autor e estas doze histórias.

 

Dante e a Divina Comédia
Veja Também

Dante e a Divina Comédia

O “Big Brother”, de George Orwell
Veja Também

O “Big Brother”, de George Orwell

 

Eugénio de Andrade, as mãos que deram os frutos da poesia
Veja Também

Eugénio de Andrade, as mãos que deram os frutos da poesia

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Ler +. Ler Melhor - Miguel de Cervantes
  • Tipologia: Extrato de Magazine Cultural
  • Produção: Filbox produções
  • Ano: 2011