Nada se perde, tudo se transforma
Ensino:

Pode o lixo comum ser um produto limpo e reutilizável? Sim. E com várias utilidades. Pode ser transformado em composto e utilizado na agricultura ou em biogás, um combustível verde.

Um ciclo que dá forma ao conceito de economia circular: indústrias que transformam resíduos passíveis de serem reutilizados. O lixo orgânico, que não vai para reciclagem, também pode ter nova vida. Ser transformado em produtos seguros para a nossa saúde e amigos do ambiente.

A energia que vem do lixo
Veja Também

A energia que vem do lixo

A compostagem é um dos processos. Capaz de modificar as características dos resíduos sólidos orgânicos – venham eles da agropecuária, das fábricas ou das casas -, num produto com propriedades fertilizantes para uso agrícola.

É no sul do Luxemburgo que encontramos uma das unidades pioneiras, na União Europeia, neste tipo de tecnologia. De um lado, o tratamento dos resíduos, com a estabilização da carga orgânica, a higienização e transformação das suas propriedades fisíco-químicas, o que permite a recliclagem dos nutrientes.

Por outro lado, temos a conversão dos restantes detritos que não podem ir para o solo em biogás, que mais não é do que o resultado de uma mistura de gases proveniente da decomposição biológica. Semelhante ao gás natural, é, no entanto, classificado como biocombustível, um ajudante na luta contra a enorme dependência que ainda temos dos combustíveis fósséis.

Do Carvão às Energias Limpas
Veja Também

Do Carvão às Energias Limpas

Temas

Ficha Técnica

  • Título: De Lisboa a Helsínquia - Luxemburgo, episódio 2
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Luís Neves / Ricardo Borges de Carvalho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2018