O INEM em Moçambique

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) consegue deslocar equipas de emergência para cenários de crise tanto em Portugal como no estrangeiro. Em situações mais complicadas, os serviços têm ainda a capacidade para transportar e montar um hospital de campanha de modo a responder às necessidades de curto e médio prazo.

Vinte e oito profissionais de saúde do INEM – médicos, enfermeiros e técnicos de diversas áreas – deslocaram-se em março de 2019 a Moçambique, com o objetivo de montar e colocar a funcionar um hospital de campanha, assegurando o apoio às populações afetadas pelo ciclone Idai, que devastou o norte daquele país africano. Com a equipa também seguiram toneladas de equipamento e medicamentos.

Meios de campanha da Cruz Vermelha e do INEM
Veja Também

Meios de campanha da Cruz Vermelha e do INEM

A equipa foi destacada pelas autoridades locais para o centro de saúde de Mafambisse, onde montaram o hospital de campanha e prestaram assistência à população fragilizada pelos efeitos do temporal.

Tal como noutros locais afetados por este tipo de catástrofes naturais, também em Moçambique se assistiu à proliferação de doenças, nomeadamente a cólera, que pode conduzir à morte.

Laboratório militar enviou ajuda para Moçambique
Veja Também

Laboratório militar enviou ajuda para Moçambique

Os Açores têm 26 vulcões ativos
Veja Também

Os Açores têm 26 vulcões ativos

Temas

Ficha Técnica

  • Título: INEM em Moçambique
  • Tipologia: Reportagem
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019